sábado, 3 de dezembro de 2016

Será que os Simpsons realmente previram o acidente com a Chapecoense?



Episódio 9 da quinta temporada
“The Last Temptation of Homer”
Exibido em nove de dezembro de 1993

Trecho: Burns demite o seu Supervisor de Vazamentos Perigosos, e precisa substituí-lo por alguém que não lhe custe tanto dinheiro. O estrangeiro presumivelmente russo Zatroy é integrado ao corpo de funcionários. Seu trabalho é dar duro todo dia em troca de “um centavo reluzente”. Nesse ínterim agentes do Ministério do Trabalho invadem a usina e acusam Burns de usar estrangeiros ilegais em trabalhos forçados na usina. É revelado que durante as buscas foi encontrado um time de futebol brasileiro trabalhando dentro do reator. Burns se justifica dizendo que o avião deles caiu em seu quintal.

Time de futebol brasileiro (Chapecoense) – avião caiu numa terra que não lhes pertencia (terra estrangeira; fora do Brasil) – estão presos em trabalhos forçados e não podem voltar pra casa (eufemismo pra “estão mortos”). Seria isso uma previsão?

NÃO, NÃO SERIA!

Já não é a primeira vez que o programa “The Simpsons” é citado como tendo feito alguma previsão estupenda, sendo que a grande maioria já foi desmistificada ou até mesmo derrubada. Copa do Mundo, Vitória de Trump nas eleições presidenciais, Ebola, Onze de Setembro… Todas elas. Vou dedicar um pouco de tempo sobre essa nova “previsão” e mostrar o outro lado da coisa.


Como dito, este episódio foi ao ar em nove de dezembro de 1993. A data é importante mais pra frente. O foco é destacar o seguinte ponto: Burns estava sendo investigado por manter imigrantes ilegais na usina nuclear. O primeiro absurdo satírico é o próprio Zutroy, o russo que Burns descreve como sendo “tão americano quanto a torta de maçã”. Por que um russo e não um mexicano ou qualquer outro latino? Penso eu que foi simplesmente porque esssa piada pode ser explorada de outra maneira. Lembremos dos latinos ilegais. Sempre que alguém fala nisso imediatamente vem à mente os mexicanos, só que os latinos se estendem pra bem mais ao sul. O que seria absurdo nesse caso? Um grupo inteiro de latinos sendo mantidos ilegalmente na usina. Um grupo grande, como um time de futebol? Sim, é suficiente pra essa piada. Então, um time de futebol de latinos, que país vem à mente? Brasil, é claro. Por essa perspectiva, um time de futebol brasileiro sendo mantido ilegalmente pelo Sr. Burns na usina nuclear parece mais claro.

Mas por que um avião?

Vamos imaginar por um instante que isso realmente seja digno de nota. Um homem como Burns não teria interesse num grupo assim a menos que caísse direto no seu quintal. Mas não foi exatamente o que ele disse? “Caiu no meu quintal”. O que ele poderia fazer nesses casos? Avisar as autoridades ou aproveitar a mão de obra praticamente gratuita. E o próprio episódio mostra o que Burns fez.

É uma teoria ridícula? Sim, é forçadamente ridícula, mas ainda é melhor do que aceitar uma ideia ainda mais estapafúrdia que é a “previsão do futuro”. Sem contar outro detalhe: as pessoas estão esquecendo outra coisa que aconteceu naquele ano de 1993, mais precisamente em 27 de abril: a queda do avião que matou a Seleção da Zâmbia. Cada episódio de “The Simpsons” leva seis meses pra ficar pronto, então o programa que foi ao ar em nove de dezembro deve ter sido começado pelo menos em maio. Não seria então uma forma de lembrança aos mortos da Zâmbia? Pouco provável, mas ainda mais possível do que “previsão do futuro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário