terça-feira, 20 de maio de 2014

Mais um dia 20 de maio


Temos motivos de sobra pra lembrar do vigésimo dia do quinto mês. Posso citar como exemplos o Primeiro Concílio de Niceia em 325 (com o fim da perseguição aos Cristãos e a criação do Credo Niceno-Constantinopolitano), a chegada de Vasco da Gama a Calecute, na Índia, em 1498, ou mesmo – falando em Vasco da Gama – o milésimo gol de Romário, aquele pênalti contra o Sport, em 2007. Mas eu, particularmente, tenho outros motivos pra ter o dia 20 de maio tão marcado em mim. É algo muito simbólico. Trata-se do dia em que podemos ver a música encontrar as duas pontas do ciclo. O início e o fim. O nascimento e a morte. O aniversário e o funeral. Talvez soe um tanto tétrico, mas eu consigo ver algo de poesia. Pode ser simplesmente por eu ser um fã e conseguir ver algo além das datas. Sim. Mais uma vez Melody e Bee Gees. Agora, porém, com algo muito mais significativo: Maitê Cunha e Robin Gibb.
20 de maio de 1988. Nasce Maitê, uma das vozes mais potentes da música gaúcha e membro de uma banda em ascensão que rapidamente está ganhando as graças do Brasil. Potencial pro sucesso e pro estrelato indiscutível, e reconhecida ao lado de suas irmãs, namorado e amigos por um dos maiores nomes da música nacional. Sua luta começou e ainda há muito o que fazer.
20 de maio de 2012. Morre Robin, uma das vozes mais marcantes da música internacional e membro de uma banda que conseguiu, por três anos, o título de Maior do Mundo. Legado que contribuiu para o maior acervo de composições particulares da história. Reconhecido ao lado de seus irmãos como responsável por uma nova e proeminente cultura. Sua luta terminou e sua herança permanece.
Não saberia dizer se outros dias poderão se tornar icônicos iguais a este dia 20 de maio. Não sei nem se no futuro alguém dará tanta importância quanto a que eu estou dando. Mas se há algo que eu posso garantir, é isso: valerá a pena de um jeito ou de outro. Enquanto nomes importantes como esses continuarem escrevendo esses capítulos no curso da história. Até chegar o dia em que só teremos as lembranças, o coração seguirá cantando, pois a boa música nunca acaba. Os sentimentos por trás das obras nunca mudam. A única coisa que realmente é diferente são os poetas.
           Feliz aniversário, Maitê. Descanse em paz, Robin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário